Amo meu trabalho x Odeio o meu trabalho

Karen Santos
3 min readAug 11, 2016

--

O que você é?

Provavelmente a sua resposta foi relacionada a sua profissão, formação, cargo ou aquilo que faz e considera como trabalho.

Nós somos aquilo que fazemos e, essa afirmação torna evidente o fato de que para sermos felizes e orgulhosos de nós mesmos, precisamos de reconhecimento por meio do nosso trabalho.

Como definiria o seu trabalho em apenas uma palavra?
Tortura, obrigação, ganha-pão, luta, cansativo, chato. Se algumas dessas palavras resumem o que você faz, recomendo que comece a repensar esse relacionamento.

É óbvio que todos temos dias difíceis, estressantes, aqueles dias em que a vontade maior é jogar tudo para o alto e sair correndo, com isso, pensamentos negativos são inevitáveis em alguns momentos e, isso é comum, desde que não seja diário!

Por que devo repensar na minha relação com meu trabalho?

Já dizia Millôr Fernandes: “Quem mata o tempo não é assassino, é suicida”.

O tempo é o nosso bem mais precioso e passamos boa parte dele trabalhando, ocupar o seu tempo com algo que não lhe da prazer é no mínimo castigaste.

Estudos determinam quatro fatores para o alcance da felicidade:

  • Amar a si mesmo;
  • Amar ao próximo;
  • Amar aquilo que faz;
  • Amar a empresa na qual trabalha”.

É necessário criar um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, pois metade da nossa felicidade tem relação direta com nosso trabalho!

Talvez os motivos aqui apresentados não tenha te convencido, mas tentar transformar esse conturbado relacionamento profissional atual em prazer e felicidade, pode e não deveria ser tão difícil.

Pare de ser pessimista

Começando por eliminar frases como “ah, já fiz minha faculdade agora não tenho mais como ir para outra área”, “estou velho para mudar” ou “o mercado está em crise, não é o momento de arriscar”.
Arranque-as do seu vocabulário, mente e espírito, ok?

Adapte-se

Não é tarde para aprender a gostar do seu trabalho e da empresa para a qual você trabalha ou, quem sabe, para tomar a decisão de mudar e buscar essa realização em outro local.

Uma das maiores qualidades do ser humano é o poder de adaptação. Não gostamos ou temos resistência à mudança, mas em compensação temos uma facilidade gigante de nos adaptarmos. E isso é ótimo, aproveite para descobrir coisas novas, que talvez você ainda nem saiba que é capaz de fazer!

Mude sua postura

Hoje, parte das empresas se esforçam para que trabalho seja sinônimo de bem-estar e realização, mas não podem carregar 100% desta responsabilidade.

Também é nosso dever fazer com que nosso trabalho seja prazeroso. Mude sua postura, encare esta responsabilidade, foque na felicidade e no lado bom das coisas.

Um primeiro passo pode ser a elaboração de um plano de desenvolvimento individual, elencando o que você quer, quando você quer e qual seu plano de ação para chegar lá, mas falaremos sobre isso em um outro papo.

E por fim, transforme o trabalho em uma fonte de prazer, pois aquela sensação de dever cumprido ao final do dia é realmente recompensadora. 😄

Written to:

--

--